Banhos e Tosquias de cao e gato - Pet Gromming Algarve - Nuno mais Cãopanhia: A PELE DOS CÃES

A PELE DOS CÃES

Como tratar a pele e o pelo dos cães.
Qual a função da Pele?
A pele é o maior órgão do corpo dos animais.
a) Manutenção da integridade do organismo: evita que o corpo perca substâncias e água.
b) Protecção do ambiente externo: serve de barreira contra agentes físicos, de substâncias químicas e de agentes microbiológicos.
c) Componente estrutural da mobilidade e da forma corporal do animal, pelo facto da pele ser uma membrana elástica, flexível e dura.
d) Regulação da temperatura do corpo: protege do frio, pelo facto da pele ter uma estrutura de pelo exterior e de gordura no seu interior. Os cães não transpiram. Pelo ofegar (respiração rápida), eles Libertam o excesso de temperatura. NUNO mais Cãopanhia-Grooming Algarve alerta para a importância de submeter regularmente o cão ao banho e tosquia, para que o pêlo se mantenha limpo e sem nós porque permite o arejamento deste tecido. Um manto embaraçado e sujo, prejudica a termo regulação do corpo.
e) Armazenamento e produção de substâncias para o organismo: a pele armazena vitaminas, água e hidratos de carbono, e sintetiza vitamina D pela exposição solar.
f) Espelho e Reflexo da Saúde do corpo: o pêlo sedoso e brilhante como parte integrante da pele, mantido através das regulares escovagens, tosquias e banhos, e uma pele macia e de pigmentação natural, reflectem o estado de saúde do animal.
g) Receptor sensorial; a pele é um órgão dos sentidos receptor á dor, frio, calor, picadas e ao tacto.


Como é constituída a estrutura da pele
Epiderme
É um Tecido celular queratinócitos exterior e fino, que acumula Queratina substância que proporciona dureza da pele e tem a capacidade de se regenerar. Tendo Como exemplo a caspa ou seborreia que são células epitéliais mortas que se desprenderam da pele sã.
Derme
È a segunda camada de tecido celular, de estrutura mais grossa.
Constituída por anexos ou folículos pilosos (de onde saem os pelos), por glândulas, por terminações nervosas, por fibras de colagénio, elastina (conferem elasticidade e resistência) e por vasos sanguíneos que transportam os nutrientes à pele.

Hipoderme
É a terceira camada de tecido celular mais profundo, constituída por adipócitos: células que acumulam gordura e protegem e isolam o organismo das temperaturas frias.

O Pêlo
Esqueleto da estrutura interna do Folículo Piloso e do pelo.
-Bolbo piloso
-Papila dérmica
-Raiz do pelo
-Bainha externa
-Bainha interna
-Medula
-Córtex
-Cutícula
-Musculo erector
O pelo é constituído por uma parte interna e externa. A interna é a raiz do pelo que está rodeada por uma bainha de células epidérmicas onde se encontra o folículo e na base do folículo esta o bolbo piloso donde nasce o pelo.A externa é o corpo ou talo do pelo que sai da pele, que é formada por células queratinócitos mortas e endurecidas.
A pelagem do cão é constituída por: um conjunto de pêlos primários designados pelo pêlo principal e os secundários designados por subpelo. Têm como função a protecção e promover a parte táctil sensorial como exemplo os pelos Bigodes do focinho e os pêlos tilótrico espalhados por todo o corpo do animal.
Todos os pêlos têm anexado à sua raiz, glândulas sebáceas que produzem gordura proporcionando à pele lubrificação, impermeabilização, flexibilidade e regulam a flora bacteriana da pele.
Tipos de Pelagem
Existem 4 tipos de comprimento na pelagem nos animais doméstico:
Pelo Raso
Pelo curto
Pelo semi-comprido
Pelo longo ou comprido

As unhas
As unhas são formadas também um primeiro pela derme e epiderme.
A DERME é a camada interna que está em contacto com o osso.
A EPIDERME é a parte exterior, composta por células epidérmicas mortas, achatadas e muito endurecidas. Sendo a velocidade de crescimento mais forte nos animais jovens.

Anexos Cutâneos
São as glândulas sudoríferas e as sebáceas. Responsáveis por segregar substâncias líquidas tais como saís dissolvidos.
As glândulas sebáceas nos cães e gatos domésticos são mais desenvolvidas que no ser humano.
-Temos as glândulas sudoríferas apócrinas. Segregam as feromonas com odores muito característicos como por exemplo os sexuais.
-Temos as glândulas sudoríferas écrinas. Segregam uma substância parecida ao suor, que pode ser encontrada nos gato e cães no zona nasal e na região plantar.
2leep.com